Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

sábado, 7 de janeiro de 2012

A FELICIDADE DOS IGNORANTES



Significado de Ignorante no Dicionário online de Português. O que é ignorante: adj. e s.m. e s.f. Que não tem saber. Que não é instruído em certas coisas.
Li uma frase essa semana que me chamou a atenção pela forma como ela pode se encaixar na situação que Lagoa Santa vive: "estamos vivendo a felicidade dos ignorantes".
A felicidade dos ignorantes é sempre discutida e citada como aquela que acontece em relação às situações onde ignoramos a realidade e ignorando, desconhecendo, não sofremos e, consequentemente, estamos felizes.
Porém, a palavra ignorante usada de outra forma, empregando o termo de maneira popular, que é quando chamamos de ignorante aquele que sabe, mas que age de forma contra aquilo que sabe que é certo, o turrão em cima de seus erros, os mal educados, os indisciplinados, os corruptos e por aí vai... Quanta ignorância!!!
Aqui, em nossa cidade, esses estão felizes. É quase contagiante a felicidade desses estúpidos.
Podendo ser divididos em categorias distintas esses felizes ignorantes chafurdam em dinheiro, alegria e lama.
Acredito que podemos dividi-los em ignorantes profissionais (com vários níveis de graduação), em amadores e a turma do oba oba.
Profissionais são aqueles que estão lucrando horrores com a destruição da cidade. Nesse grupo incluo os empreendedores, pessoas dos poderes legislativo e executivo e os que estão vendendo sua alma e história pro diabo. Lucram cada um à sua maneira, cada um com a sua expectativa: dinheiro, popularidade, poder, escalada social, enfim...lucram. Lucram e felizes esfregam as mãos.
Amadoristicamente veem também no bloco do sujo aqueles que acham o máximo a cidade se enchendo de avenidas e rotatórias mal planejadas, reconhecendo ali uma maquiagem mal feita, recebendo uma tubulação de esgoto feita de maneira que já temos valas na cidade identificando a má qualidade de um serviço pra "inglês ver", os que mesmo conhecendo a verdade acham que é bom - " a prefeitura trabalhando por você"- encher a cidade de asfalto quando por sua topografia, tendo na lagoa central o destino de todo o lixo e lama trazido por enxurradas ela nunca poderia ter essa impermeabilização do solo, e ainda assim apoiam a gestão porque estão certos de que vão lucrar com o crescimento da cidade... Esses também lucram e ansiosos também esfregam as mãos.
E fechando o desfile vem o bloco do oba oba que são aqueles que não se envolvem, apesar de conhecerem a natureza grave desses problemas, deixando a situação ao Deus dará ou nas mãos de poucos que se comprometem tentando reverter a situação. Esses também lucram à sua maneira. Lucram e lavam as mãos.
Quem é pior? Não sei dizer. Formam uma equipe unida, onde os elos se fortalecem a cada dia a poder de sedução financeira, social e de poder. Uns pobres coitados, mas felizes.
E nós, que optamos por respeitar o planeta que vivemos, que optamos por uma vida com qualidade - mesmo que isso signifique alguma renúncia ao que costumam chamar por aí de conforto - mas que nos garanta saúde, paz de espírito, segurança, alegria e felicidade estamos vivendo a felicidade dos ignorantes.

3 comentários:

  1. MESMO TRATANDO DE UMA MATÉRIA GENERALIZADA, MOSTRA O LADO PREOCUPANTE COM A LAGOA CENTRAL.
    POREM NÃO PODEMOS FOCAR SÓ NA LAGOA, E NA EXPANSÃO IMOBILIÁRIA, A CIDADE TEM INÚMERAS ÁREAS DE APP E LAGOAS, RIACHOS, CÓRREGOS DE FAZENDAS DESAPARECIDOS COM LOTEAMENTOS.
    A O DESAPARECIMENTO DA LAGOA DE FRANCISCO PEREIRA MOSTRA QUE NÃO HOUVE NENHUM EMPENHO DA COMUNIDADE DANDO A ENTENDER" FICA DISTANTE DO CENTRO E NÃO CAUSA "IBOPE" NAS CAMPANHAS.
    ENG. DEMÓSTENES DE SALES

    ResponderExcluir
  2. Caro Demóstenes, eu compreendo a sua preocupação com as demais áreas e apoio a defesa de todas elas, porém vc está equivocado. Temos batalhado em favor de toda Lagoa Santa, porém é difícil a moblização das pessoas. Se vc esteve presente na primeira audiência pública que promovemos com o auxílio da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislatica emmarço de 2010, na Câmara Municipal, deve se lembrar que a primeira pessoa a discursar a nosso convite foi D. Zezé, moradora do Francisco Pereira, que foi lá pedir e falar da lagoa de lá e da lagoa central. A dificuldade que temos hoje é que somos poucos contra muitos interesses e não há dúvidas que o enfoque das campanhas é a expansaão imobiliária feita como está sendo, que compromete as APPs, os córregos (montamos um subcomitê das bacias da lagoa central, córregos do Bebedouro e Jaque, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, do projeto Manuelzão). A lagoa central é Patrimônio Cultural da cidade e por isso a atenção que recebe. Mas, estamos mesmo muito abertos a sugestões e apoio e você é MUITO bem vindo!
    LuRReis

    ResponderExcluir
  3. Vale citar a questão do adensamento central com eixos de discusões... quanto mais expandir/descentralizar as comunidades maior o risco de esgotamento de nossos recursos naturais...principalmente os hídricos.Mas e a infraesturtura e serviços essenciais com equilíbrio da qualidade de vida nos grandes centros??? Aprecio este debate!!!

    ResponderExcluir