Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Convite inauguração Parque Estadual do Sumidouro - 13 de junho 2010‏

"Prezados companheiros,

Inauguração do Parque do Sumidouro - Lançamento do Projeto Rota Lund.


O momento é de grande comemoração e manifestação. Finalmente, após 30 anos, o Parque do Sumidouro torna-se uma realidade no resgate, conservação e preservação do patrimônio da nossa pré-história e da história da nossa colonização portuguesa. No domingo, dia 13, em Quinta do Sumidouro, Pedro Leopoldo, será entregue o “Complexo de obras do Parque do Sumidouro e a Restauração da casa Fernão Dias”.

Também será oficializado, na ocasião, a criação do Parque Estadual Cerca Grande e de três Monumento Natural Estaduais em Matozinhos: Vargem da Pedra, Experiência da Jaguará e Santo Antônio, na região do distrito de Mocambeiro. Em Pedro Leopoldo será criado o Monumento Natural Lapa Vermelha, localizado a dois quilômetros do aeroporto e onde foram encontrados os fósseis de ‘Luzia’. Estas UCs são partes esperadas para compor SAP na APA Carste de lagoa Santa. Espera-se para até o fim do ano a oficialização de outras unidades de preservação como a RPPN da Fazenda da Cauaia, dos Parques Estaduais de Poções, Fazenda do Sobrado e Macaúbas além da Reserva Biológica da Serra das Aroeiras.

Todas estas unidades além de minimizar os impactos ambientais do desenvolvimento na região também fazem parte do Projeto Rota Lund, um circuito de turismo de cavernas e da pré-história que está sendo implantado pelo governo do Estado envolvendo a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa, Parque do Sumidouro em Pedro Leopoldo, Gruta Rei do Mato e Sete Lagoas, Gruta de Maquine em Codisburgo e o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas em Belo Horizonte, tudo isto aproveitando o portal de entrada do turista representado pelo Aeroporto de Confins. Com a criação do Parque Estadual Cerca espera-se também para breve que ele receba infra-estrutura de visitação e seja inserido neste circuito turístico proporcionando mais uma atividade de alta rentabilidade econômica e de baixo impacto, que a atividade do turismo bem planejado pode proporcionar.


Também importante por sua localização na APA Carste de Lagoa Santa, local que concentra um dos maiores sítios cavernícolas do país e possuidor de uma biodiversidade com 40 % do número de espécimes do pantanal. É também importante área de recarga do rio das Velhas e do São Francisco e suas lagoas formam com o complexo do rio Doce os dois maiores conjuntos lacustres do Estado de Minas Gerais. Os biomas do Cerrado, da e da Mata Atlântica e da Mata Seca que ai se entremeiam com o solo calcáreo produzindo paisagens únicas e de grande beleza.

No Sumidouro e seu entorno está o local dos mais antigos fósseis humanos da América, o fóssil de Luzia datado em mais de 11 mil anos e ícone da Antropologia mundial por ser foco do debate de como aconteceu a expansão humana no planeta Terra.

Por suas terras passaram os grandes pesquisadores europeus dignamente representados pelo dinamarquês Peter Lund, que na Gruta do Maciço do Sumidouro, descobriu a comprovação da coexistência do homem pré-histórico com a megafauna composta por preguiças gigantes, tigres dente-de-sabre, ursos da cara chata, paleolhamas, cavalo pré histórico, tatus gigantes, hipopótamos e outro animais extintos nas Américas como o elefante. As pesquisas de Lund mereceram 4 citações por Charles Darvin no livro “A Origem das Espécies” (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), em que discutia a a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural, idéia revolucionária para muitos até nos dias de hoje.

O Parque Sumidouro e o Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte Metropolitano - SAP tem sido objetivo de luta pela comunidade local, ambientalistas, organizações da sociedade civil e das academias científicas por anos a fio. A preocupação em proteger este patrimônio ganhou nova importância com o projeto de desenvolvimento da região capitaneada pelo projeto do Aeroporto Internacional e Industrial Tancredo Neves, pela mudança do Centro Administrativo, pela linha verde e por uma implantação de uma grande infra-estrutura de produção de alta tecnologia nas áreas de ciência biológicas, das tecnologias da informação, da microeletrônica e aeroespacial e da implantação do Anel Viário do Vetor Norte de Belo Horizonte, chamado pela população de rodoanel, e que defendemos ser denominado merecidamente Anel Peter Lund.

A região também é conhecida por sua importante reserva mineral de calcáreo, argilas, areia e pedras decorativas. No caso do calcáreo as grandes industriais cimenteiras e de calcinação tem aqui representantes atuando de forma já corretamente organizada. O mesmo, porém não pode ser dito para as minerações de areia e argila que tem provocado grandes impactos na bacia do ribeirão da Mata com passivos ambientais consideráveis. No caso da mineração da pedra de Lagoa Santa, o processo de exploração é de caráter precário e artesanal, bastante primitivo e gerador de grandes perdas de matéria-prima e de baixa valoração do produto final, resultando em baixa remuneração para empresários, operários, comunidades e aos municípios. Estudos já existem e no Estado de Minas já existem experiências existosas para a gestão adequada ambiental e econômica da extração, beneficiamento e comercialização de pedras decorativas. O que falta é um projeto consistente e intenso de investimento governamental, para não só regular a atividade, mas capacitar seus operadores, estudar o design dos produtos, buscar forma de diminuir perdas e dar destinação adequada aos rejeitos operacionais da pedra, fomentar a formação de cooperativas de produtores e infra-estrutura de comercialização dos produtos sem atravessadores criando inclusive processos para a exportação aproveitando a proximidade com o aeroporto. Isto só poderá ser feito com ampla participação da comunidade, dos mineradores tradicionais, dos órgãos de mineração, sindicatos, de agentes financeiros, das academias especializadas e do ministério público. O mesmo deveria ser feito para a mineração de areia. Este é o momento para implementar mais esta ação tão esperada."


José de Castro Procópio

Presidente do Subcomitê do Ribeirão da Mata e Mobilizador do Projeto Manuelzão/UFMG

Conselheiro da APA Carste de Lagoa Santa e dos Parques Estaduais do Sumidouro e do Serra Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário