Um ditado sábio diz que quando apontamos um dedo acusador para outra pessoa outros três de nossos dedos apontam para nós mesmos.
Isso fala que a nossa responsabilidade no erro do outro deve ser sempre avaliada para não cairmos no raciocínio simplista de sempre responsabilizar SÓ o outro por aquilo que todos temos participação.
No problema vivenciado por Lagoa Santa frente ao que se descobriu estar acontecendo como resultado de acordos de compadres no retalhar da cidade podemos aplicar muito bem esse ditado.
Até onde a responsabilidade disso tudo não nos atinge?
Passado o pior momento que, falando por mim, creio ter sido a sensação de impotência frente ao grande problema que enfrentamos ao descobrir esse leilão que estavam fazendo de nossa cidade, com favorecimentos deslavados e desrespeito assumido com a população, nos deparamos com a certeza de que teremos que ser vigilantes para sempre.
E é um bom momento para assumir o meu, o nosso mea culpa por isso tudo.
Os que causaram tudo isso não cairam de paraquedas nos cargos que ocupam. Foram colocados lá com a nossa ajuda, seja efetiva, como no caso de quem votou nos eleitos, seja por não termos nos envolvido nas campanhas daqueles que acreditávamos ou até mesmo nas dos que não acreditávamos, alertando amigos e conhecidos para a responsabilidqde de se eleger ou se deixar eleger determinado candidato.
Enquanto as atitudes, leis, mandos e desmandos dos vereadores e prefeito não nos atingiram direta e imediatamente não nos preocupamos com o poder desse mandar e desmandar.
Presos no nosso dia a dia - muitas vezes no estresse do nosso dia a dia - passávamos ao largo do que estava acontecendo na cidade. Confiando que as pessoas no poder público estavam trabalhando de acordo com o que deveriam estar realmente fazendo enquanto eleitos para serem os cuidadores do que é de todos nós.
Dormíamos confiantes que ninguém teria coragem de destruir uma cidade que era exemplo de qualidade de vida. Que se empenhavam em cuidar do crescimento da cidade de maneira responsável e consciente.
De repente acordamos.
E descobrimos, como consequência do nosso erro, o verdadeiro poder de uma câmara municipal.
O verdadeiro poder de um prefeito.
Ao contrário do que normalmente acontece ao acordarmos, começamos a vivenciar um pesadelo!
Real.
Ao vivo e a cores.
Descobrimos que diretamente eles podem direcionar a nossa vida!!!!!!!!
Eles podem modificar a nossa vida!
São agentes diretos de nosso bem estar, de nossa qualidade de vida, de nossa saúde!!!!
Eles têm poder sobre a pureza do ar que respiramos, sobre a qualidade da água que bebemos, sobre a nossa segurança.
Eles decidem - sozinhos, se não participarmos - se vamos viver uma vida tranquila, como a que escolhemos ao decidirmos viver aqui, ou se vamos passar a conviver com muitas vezes mais pessoas que a infra estrutra da cidade comporta.
Sem nos perguntar eles desmatam, destroem, derrubam, vendem, compram, cedem, emprestam, alugam, dão.
Porque são poderosos.
Mas, não são mais onipotentes.
Acordamos.
Fizemos barulho para acordar muitos mais.
Pedimos ajuda para tentar salvar o que ainda resta do que não foi dilapidado.
Vamos nos revesar em vigília porque queremos continuar com o sono tranquilo.
E para isso estamos conscientes do que os nossos representantes devem e podem fazer.
Para isso, a partir de agora, vamos escolhê-los com muito critério.
E deixar claro para eles que acreditamos que governo é do povo para o povo.
Nosso, para nós.
Através deles.
Preserve Lagoa Santa - "Um bom lugar para se viver" se lutarmos e defendermos nossos direitos. Blog de cidadãos preocupados com o futuro de Lagoa Santa e o impacto do crescimento sem organização, sem respeito ao meio ambiente e à sua população. E mantemos nossa luta inicial: continuaremos sempre lutando contra a construção de prédios às margens da lagoa santa.
Olá amigo! Estava passando pela lagoa há 4 dias atrás, e vi uma área com muita sujeira, e lembrei do seu blog que se preocupa com a preservação dela acima de tudo. Tirei umas fotos, que envio nesses links abaixo, para alertar a todos da realidade atual, que são lixos ridículos como latinhas, garrafas, plastico, que as pessoas que estão na região dos bares acabam jogando na água por falta de educação, acabando com a própria lagoa.
ResponderExcluirSe puder postar essas fotos no seu blog e condenar esse ato terrível de desrespeito e irresponsabilidade ambiental.
Foto 1
http://twitpic.com/1vlxuz
Foto 2
http://twitpic.com/1vlzm7
Foto 3
http://twitpic.com/1vm0cp
Um grande abraço,
Bruno César Silva Lourenço
=bruno, suas fotos estão no Fotossintetizando Lagoa Santa
ResponderExcluirhttp://picasaweb.google.fr/107341825034904694838/FOTOSSINTETIZANDOLAGOASANTA#
Assim que possível o endereço entra como link aqui no blog.
Obrigada e continue conosco, a caminhada será longa!
Olá
ResponderExcluirLuciene
ótimo seu texto ¨(enquanto dormíamos)¨, tenho
procurado acompanhar o processo no legislativo,
olha não tá fácil não, site da camâra totalmente
desatualizado, ontem na camâra foi votado 13 salário 9 votos a favor tudo sem um miníno de discussão. Lei de ocupação do solo nem se fala...
enquanto cidadao fico atordoado, acredito muitos outros devem se sentir impotentes.
Mas ledo engano pois enquanto nós dormíamos
o mundo não para, é preciso sermos perseverantes e neste caminho nós organizar,
todo homem é um ser político e social, mesmo o ato de não participar, não deixa de ser político. Pretendo participar no sub comite do Rio das Velhas, gostaria de contar com sua ajuda
e contribuição.
Em tempo e ao que parece temos uma ET estação de tratamento de esgoto não está funcionando???? Forte abraço
Obrigada, José Renato.
ResponderExcluirEssa sensação frente à postura do legislativo não é só sua, acredite. Dá uma impressão péssima de falta de interesse e planejamento da câmara. Nenhuma discussão sobre os projetos; decisões rápidas e impensadas.
Mas, isso também pode mudar. Depende de nós.
Estou um pouco por fora das notícias aí, mas to voltando.
Até breve!