Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

domingo, 25 de abril de 2010

Dever de casa

Em reunião realizada no dia 20 de abril de 2010, na Câmara Municipal, numa situação que pensava-se fazer parte do passado da história democrática brasileira uma cidadã teve uma apresentação de slides "editada" pela Câmara antes de sua apresentação.
Nos slides "cortados" imagens dos canteiros de cimento da cidade e das trincas causadas pela construção do hotel Bristol em uma casa da vizinhaça do hotel.

A população não pode ver isso dentro da Câmara? Porque aqui fora vemos e sentimos na pele as consequências dos mandos e desmandos municipais.

Um dever de casa para os nossos vereadores: a educação moderna condena o "decorar" e incentiva o estímulo ao pensar, mas na dúvida, decorem:

Funções do Vereador
por Assessoria de Comunicação Social

26/03/2009 08:00

Vereadores de Lagoa Santa. Aline da Farmacia (PTB) - Carlinhos (PP) - Genesco Neto (PMDB) - Geraldo Correa (DEM) - Joaquim Rufino (PPS) - Quintino do Escolar (PMDB) - Mauro da Lapinha (PTB) - Robertinho (PP) e Bodão (PMDB)

Elaborar e aprovar leis municipais. Estas devem ser direcionadas à necessidade da comunidade, bem como, para atender suas expectativas. Tudo o que a administração municipal quiser fazer deve estar autorizado por lei; A Lei deve ser elaborada ou debatida, além de aprovada pelo legislativo. As Emendas Parlamentares existem para complementar alguma lei que já exista e seja necessário alterar sua formulação, seja acrescentando ou retirando alguma parte.

Fiscalizar ações do executivo. O vereador tem o papel de acompanhar como está sendo realizado o trabalho do gestor municipal (prefeito) no que tange as atividades de execução e administração municipal. Deve-se observar a correta aplicação dos recursos públicos e controle do cumprimento do orçamento.

Exercer com equilíbrio e firmeza o dever de representar o povo. O vereador precisa ficar atento aos seus limites de atuação, para que represente a comunidade no seu escopo de atuação. É necessário lembrar que a função de execução de obras cabe ao executivo, e o vereador pertence ao legislativo, não tendo portanto condições de executá-las mesmo que saiba da sua necessidade.

Empenhar-se na difusão e prática dos valores democráticos. O vereador tem o papel de auxiliar a participação política e o exercício pleno da cidadania, organizando e fortalecendo atividades comunitárias que levem a comunidade a participar.

Apresentar Sugestões à administração. O vereador pode e deve, através de indicações e ou projetos de lei, apresentar novas formas para realizar ou solucionar uma necessidade da comunidade.

Fonte: site da Câmara Municipal de Lagoa Santa - MG
http://www.cmlagoasanta.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6002

2 comentários:

  1. Coronelismo, deve ser, que tal voltarmos também com a escravidão?

    ResponderExcluir
  2. A vergonha de se ler isto tudo é ver o quao mediocre são os politicos brasileiros, nossos representantes, e o pior ainda, como nos povo, aceitamos isto, daqueles que sao nada mais nada menos que nossos funcionarios, nossos representantes, nosso reflexo, pq o governo e o retrato do povo e vice versa, e como o povo colocou-os no poder, e nao exerceu o direito de tira-los, e muito mais vergonhoso. E duro ser considerada tao atrasada, realmente disgusting

    ResponderExcluir