Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

terça-feira, 6 de abril de 2010

Vale a pena saber

Algumas pessoas acham que estamos defendendo a bacia da lagoa pelo simples fato de que achamos que ela vai ficar feia cheia de prédios.
Vai. Isso, com certeza, vai. Mas o motivo não é esse.

Lagoa Santa é especial.

É referência nos estudos de arqueologia e espeleologia.
Poderiam nos dizer:"_ ah, mas muitas cidades tem fósseis e grutas!!!"
Com razão, muitas e muitas cidades tem grutas, fósseis... mas, não as nossas grutas e os nossos fósseis.
Chamado de o Homem de Lagoa Santa, a ossada que depois constatou-se ser de uma mulher, denominada Luzia, foi durante muito tempo a referência mais antiga da presença do homem nas Américas.

Temos um tipo de solo, solo Cárstico( Karst), que somente de 7 a 10% da superfície da Terra possui. É um solo especial, que requer CUIDADOS especiais.

"Lagoa Santa foi o berço dos estudos ecológicos já em meados do século XIX, pois ali viveu o naturalista dinamarquês Eugene Warmming que pode ser considerado o verdadeiro criador do estudo de ecologia de comunidades em todo o mundo (Aguiar, 2001).
Além disso, a região recebeu em 1834 outro naturalista importante, Peter Lund que explorou a hoje gruta de Maquiné e encontrou pinturas rupestres e fósseis de animais que viveram entre 2 milhões e 10 mil anos atrás (Lund, 1840; Lund, 1863). Este fato tornou Lagoa Santa por até meados do século XX o único ponto de referência arqueológica do Brasil nos manuais de arqueologia mundial." AVALIAÇÃO LIMNOLÓGICA DA LAGOA CENTRAL (MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA – MG): UMA ABORDAGEM ESPACIAL - Ludmila Silva Brighenti ( grifos meus)

Isso tem que ser lido e relido:
ESTE FATO TORNOU LAGOA SANTA POR ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX ( gente, meados do século XX é até 60 anos atrás!!!) O ÚNICO ( único!!!!!!!!!!!!!!!!!) PONTO DE REFERÊNCIA ARQUEOLÓGICA DO BRASIL NOS MANUAIS DE ARQUEOLOGIA MUNDIAL.

Vocês sabiam que moravam num lugar tão especial? Que nasceram nesse lugar especial?
Que é esse lugar, que em troca de uns trocados estão querendo transformar em um amontoado de condomínios, horizontais e verticais, sem levar em conta o quanto a cidade é especial?

Sabiam que os vereadores daqui sabem disso e não se incomodam? Porque se se incomodassem estariam lutando contra essa corrida imobiliária predatória.
Eles não pensam nem em SE fazerem especiais lutando para preservar um lugar reconhecidamente importante aos olhos do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário