Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

quarta-feira, 10 de março de 2010

O movimento continua...em preparação para a audiência pública do dia 15 de março, 'as 18h, na Câmara Municipal de Lagoa Santa

Olá novamente todas e todas,

recapitulando:
Sábado 20 de fevereiro: primeira reunião informal do grupo Preserve a Lagoa, com os vereadores Aline, Bodão e Genesco Neto. Indignação dos cidadãos com a lei que permite verticalização na orla da lagoa. Nem sequer a própria lei nem quem havia proposto o projeto era sabido, ou foi informado pelos vereadores;
Terça 23 de fevereiro: grupo Preserve a Lagoa participa da reunião ordinária da câmara. Primeira manifestação formal de indignação e cobrança de responsabilidades. O vereador Bodão confirmado como o autor do projeto. A própria câmara, através de seus vereadores e do vereador Genesco Neto, apóia e lança, juntamente com o grupo Preserve a Lagoa, o abaixo assinado em defesa do tombamento provisório da lagoa central ao nível estadual. Nosso blog é criado, e o movimento toma força.
Quinta 25 de fevereiro: reunião da câmara no bairro Francisco Pereira. O movimento se torna mais forte e mais emotivo, com participação de vários moradores na reunião, cobrando insistentemente a derrubada da lei que aprovou a verticalização na orla da lagoa. O lote da Av. Getúlio Vargas no qual foi proposto o projeto do Apart-hotel e o projeto de seu rememembramento pela prefeitura são cobrados pelos moradores. Os vereadores apresentam, em grande parte, seu reconhecimento de que a votação da lei foi mais com o coração que com a razão, e que é necessário aperfeiçoar os métodos de votação de leis pela câmara, com a devida assistência de técnicos em meio ambiente, patrimônio, saneamento, saúde pública, etc. O Grupo Preserve a Lagoa apresenta cópia da representação ao Ministério Público Estadual, na qual é pedido o embargo das obras na orla e bacia da lagoa central, em caráter de urgência. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal apresentam suas preocupações com os impactos das obras e empreendimentos recentes em Lagoa Santa, que implicam em degradação das águas e degeneração da qualidade de vida. A rede Globo se envolve na questão, e faz reportagem sobre a polêmica instalada. O problema vem ao grande público na comunidade de Lagoa Santa e em Belo Horizonte.
O grupo Preserve a Lagoa consegue audiência na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de MG e propõe, na Câmara, audiência pública para debater o futuro de Lagoa Santa.
A câmara municipal de Lagoa Santa adota a audiência e anuncia a mesma como promovida pela câmara.
Terça-feira 2 de março: Alguns dias depois, após esclarecimentos, chega-se a um consenso de promoção da audiência pública em conjunto entre a Comissão de Direitos Humanos e a Câmara Municipal de Lagoa Santa, e fica então definida a data da audiência pública para o dia 15 de março de 2010, às 18h, na Câmara Municipal de Lagoa Santa.
A reunião ordinária da Câmara Municipal de Lagoa Santa transcorre normalmente, com a presença de membros do grupo Preserve a Lagoa e diversos outros cidadãos interessados na questão da preservação da lagoa central, sua orla e bacia, além das questões de infraestrutura da cidade que cresce sem planejamento, sem esgotamento sanitário adequado, sem sinalização nas ruas. Um cidadão questiona inclusive a qualificação do empreendedor que lançou o apart-hotel na beira da lagoa, uma vez que um emprendimento de tal porte deveria, no mínimo, ser bancado por empresa com experiência em gestão de hotéis. Um complexo de apartamentos tipo apart-hotel na beira da lagoa significaria o colapso do sistema residencial na região, e ficou portanto clara a dimensão dos diversos problemas que assolam uma cidade em crescimento, sem a devida atenção ao planejamento.
O grupo Preserve a Lagoa novamente se manifesta, e confirma a participação na Audiência Pública, além de reiterar o fato de que somos moradores vindos de outras cidades e mesmo de outros estados, mas que adotamos Lagoa Santa como nossa cidade, e é aqui que criamos nossos filhos, que vivemos e moramos, e que amamos esta cidade.

A imprensa local finalmente se manifesta:
Lagoa Santa Notícias
: (capa) Prédios com mais de três andares na orla da lagoa central - audiência pública no dia 15 de março discutia ocupação vertical na orla da lagoa: - "Audiência pública pode derrubar lei sobre a ocupação da áre em torno da lagoa central" - já mostra a tendência dos vereadores em voltarem atrás em sua decisão;
Folha Metropolitana: (capa) Vereador Genesco Neto propõe abaixo assinado para o tombamento da Lagoa Central: retoma a importância da lagoa central, como símbolo do município de Lagoa Santa.

Finalmente, convocamos a todos, cidadãos, moradores, simpatizantes, colegas, amigos, defensores do patrimônio, ambientalistas, para a audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Lagoa Santa, 'as 18h do dia 15 de março, na qual o futuro de Lagoa Santa será debatido e discutido. Vamos crescer com compromisso, com responsabilidade, e viva Lagoa Santa, viva a população. Nos vemos na Câmara Municipal no dia 15 de março. Será um exercício de cidadania, democracia e participação popular, com qualidade e com dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário