Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

segunda-feira, 3 de maio de 2010

GUIA INFORMATIVO DA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA

Recebi na reunião itinerante da Câmara Municipal na Lapinha, o Guia Informativo da Secretaria de Turismo e Cultura de Lagoa Santa.
A foto de capa é uma foto ESPETACULAR da maior estrela da cidade, feita pelo Chico Fotógrafo: a lagoa central.
Linda, muito bonita a foto, principalmente por se tratar de um ângulo da lagoa pouco explorado fotograficamente.
Ela estimula a leitura do guia, como se estimulasse nossas papilas gustativas e nos convidasse a abrir e saborear o guia.
E aí, percebemos que nos mostraram o cardápio com a foto do melhor prato e quando o abrimos percebemos que aquela comida não está no banquete.

Ao abrirmos o guia/cardápio nos deparamos com uma descrição de Lagoa Santa e uma da Gruta da Lapinha.
Lagoa Santa é apresentada como "município que tem se despontado no cenário turístico mineiro devido à riqueza de seu Patrimônio Natural, Histórico e Arquelológico e pela diversidade das expressões artísticas e culturais da região..." (desponta no cenário mineiro??? por que não dizer que a cidade é reconhecida MUNDIALMENTE pelo seu patrimônio arqueológico????).

Ainda faminto para ler a respeito da responsável pela beleza da capa do guia, abrimos outra parte e vemos ali o CAALE ( Centro de Arqueologia Annete Laming Emperaire) , o Túmulo do Dr Lund, citado poeticamete como repousando à sombra do mesmo pequizeiro que ele próprio escolheu ( que na situação atual corre sério risco), fala-se do monumento à Lund e Eugene Warming erguido pela inicitiva da Academia Mineira de Letras.
Na sequência, temos a capela do Rosário, a Capela Nossa Sra da Conceição, e a Capela de Santana.
Um texto fala da diversidade cultural da cidade.

Na outra página, esperamos que vamos nos deparar com a estrela maior brilhando em toda sua grandeza. E encontramos o Parque de Material Aeronáutico!!!!!!! Turístico e Cultural.

Numa caixa de texto, finalmente, no canto à esquerda e abaixo do Parque de Material Aeronáutico lemos um breve relato histórico da cidade. E ali, finalmente cita-se a lagoa central. Finalmente a estrela vai brilhar!
...."Seu nome atual tem origem no valor curativo das águas da lagoa central do munícipio." e segue-se explicando que Felipe Rodrigues lavou nela sua feridas e se curou e.... essa história todos conhecemos.
Ao lado um mapa da cidade, que ao contrário do guia, não tem como esconder a lagoa central. Ela está lá, azul e linda com um marcador que leva a uma foto de um ipê florido da orla, onde se lê..... os dados geográficos da cidade.

Nessa página à direita, acima, também ficamos sabendo a distância de Lagoa Santa de 16 cidades brasileiras.

Fechando o guia temos a foto da gruta da Lapinha e dados muito importantes num guia, realmente: telefones do aeroporto, da Polícia, de transporte e das agêcias bancárias.

E, nada da lagoa.
Nada além de dizer que um dia ela curou as feridas de Felipe Rodrigues.

Como o nosso desejo é Preservar a Lagoa, vamos dar aqui a informação que o guia tão injustamente omitiu:

Lagoa Central
"Principal ponto de atração dentro da área urbana de Lagoa Santa.
Proporciona deslumbrante visual do por do sol e excelentes passeios ciclísticos.Com uma orla de 6.300m de passeio, faz com que muita gente caminhe e pratique esporte nas suas margens.Seu formato é triangular e, no período das cheias, seu vertedouro lança suas águas no Rio das Velhas através do Córrego do Bebedouro.
Fonte: Lagoa Santa na internet

Origem
A origem da cidade está ligada às propriedades das águas encontradas no município. Segundo crenças locais, a lagoa que dá nome ao lugar possui minerais com propriedade de cura. Daí a associação ao nome do município. Muitos foram os visitantes que procuravam Lagoa Santa para aumentar a própria saúde se banhando na lagoa."
Fonte: Wikipédia


Vejam bem, que lapso histórico cultural natural: num guia que fala de uma cidade que desponta no cenário mineiro pela riqueza do seu patrimônio Natural, Histórico e Cultural, não tocam na lagoa central TOMBADA DESDE 2001 como Patrimônio Histórico Natural.


Ela é o principal ponto de atração turística da cidade.
Ela é ao mesmo tempo a vida da cidade e sua própria sentença de morte: não fosse por ela, milhares e milhares de pessoas não estariam querendo vir morar aqui, fomentando a corrida imobiliária predatória que poderá levar à sua morte.

A sensação que temos após ler o guia/cardárpio é que, infelizmente a comida, além de equivocada ao ser anunciada, estava sem sal.

2 comentários:

  1. Pra variar ótimo texto!!!!! Essa cidade sempre foi uma vergonha em termos políticos, agora virou de Favelar, sério, será que todo mundo é burro?????? Guia de turismo, isso aqui nem parece cidade, parece mais um bairro da cidade administrativa! O texto falou tudo, o que resta a dizer? Revolta, passou da hora dessa cidade ter um bom prefeito, inteligente, que saiba explorar de forma sustentável toda a estoria que envolve essa cidade, antes que seja tarde!!!!

    ResponderExcluir
  2. INTERESSANTE... MILHARES DE PESSOAS MUDAM-SE PARA LAGOA SANTA EM BUSCA DE "UMA CIDADE TRANQUILA". ESSAS MESMAS PESSOAS CRIAM O CAOS NO TRANSITO, NA SAÚDE, NA SEGURANÇA DE LAGOA SANTA E AGORA... COMO SE NÃO FIZESSEM PARTE DO PROBLEMA... RECLAMAM DO PROBLEMA QUE CRIARAM, ACHANDO APENAS UM CULPADO... O PODER PÚBLICO. QUEM SABE SE O PREFEITO QUE ADMINISTROU A UNS 30 ANOS ATRÁS TIVESSE FECHADO AS PORTAS DA CIDADE PARA QUE NINGUÉM MUDASSE PARA CÁ, TALVEZ PRESERVASSE A LAGOA SANTA TRANQUILA... SERÁ QUE JURIDICAMENTE ISSO É POSSÍVEL?

    ResponderExcluir