Pesquisar neste blog - Preserve Lagoa Santa

Clique aqui para nossos vídeos e páginas de referência, com reportagens, documentários e notícias

domingo, 9 de maio de 2010

O APART HOTEL PROMENADE ALL SUITES DE LAGOA SANTA

O lançamento do apart hotel Promenade All Suites que pretendem construir na orla da lagoa central, aconteceu no dia 06 de maio de 2010 em Belo Horizonte, segundo comunicação por email feita pelos empreendedores.

Algumas dúvidas a respeito:
_Por que o lançamento em Belo Horizonte? Isso foge ao padrão de lançamento de grandes obras como essa. Afinal, segundo o email, será o único e exclusivo empreendimento na orla da lagoa; deveria então ter sido feito aqui.
_No email enviado consta a aprovação do governo municipal e acompanhado pelo governo estadual [outra dúvida: o governo estadual participa de aprovações para construção de apart hotéis ( ops.. é hotel)em seus municípios?)]
_Será que avisaram aos felizes investidores que esse empreendimento, apesar de aprovado, infringe leis municipais por ser projetado numa área tombada como Patrimônio Histórico Natural, pelo decreto n° 234 de 2001?
_Que a população está lutando para garantir o respeito à lei dos Patrimônios Municipais?
_Que ministérios públicos estão trabalhando nesse caso especificamente?

Será que foi por esse motivo que fizeram a festa em Belo Horizonte?
Para que os incautos investidores não soubessem que podem estar infringindo a lei comprando um imóvel numa área tombada como patrimônio?

Vamos esperar para ver se temos as respostas.

Enquanto isso é importante que cada cidadão de Lagoa Santa, nativo ou "estrangeiro", sem distinção de credo, classe social, opção política, raça ou preferência musical se empenhe em preservar a sua cidade.

O jogo de poder que se estabeceu pela movimentação popular contra esse e outros empreendimentos na cidade está entrando na esfera do palpável e do abstrato.
Enquanto as pessoas que se empenham pela luta de preservação ambiental e da qualidade de vida dos moradores são chamados de pobres pelas pessoas que se autodenominam ricos e poderosos por poderem tentar nos enfiar goela abaixo o que querem, o questionamento fica no ar.
O que os chamados pobres ganham com essa luta?

Aí entra o abstrato. E o palpável.
Se nos convidam para participar de um grande, ou pequeno que seja, empreendimento, imediatamente a nossa calculadora mental ou de bolso começa a funcionar. Se vou investir é preciso saber quanto vou ter de retorno. A operação é simples e fica claro até para os que odeiam matemática. Quanto vou ganhar com isso?

Porém quando saimos nas ruas convidando as pessoas a participarem desse nosso investimento, porque a luta pela preservação da natureza, do meio ambiente, dos patrimônios culturais, da qualidade de vida é um investimento, a resposta ao que irão ganhar com isso não pode ser mostrada com a calculadora, não é palpável.
Dizermos ao nosso amigo que o convidamos para sacrificar algumas horas do ano, e algum dinheiro também, para apoiar uma causa de preservação pode parecer a ele que estamos "viajando na maionese". Muitas vezes foge à compreensão que o lucro que ele terá ao apoiar uma luta dos chamados pobres é maior do que eles concordarem ou ignorarem o lucro dos ricos e poderosos. E que essa responsabilidade é de cada um. Porque na luta pela preservação luta-se pelo bem comum, pelo bem de todos.
Todos ganham.

Quem de nós alguma vez pediu para ver os documentos de liberação ambiental(obrigatório) quando vai procurar um imóvel para comprar?

Se você ainda não faz parte de nossa causa e se ainda tem dúvidas a respeito de participar dela ou não, comece a sua participação por aí. Exija a documentação que mostra que o lugar onde você vai viver, respeita o meio ambiente. Os seus, os meus, os nossos filhos e netos vão agradecer.

E tenhamos todos um feliz Dia das Mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário